top of page

O Eflúvio Telógeno corresponde à segunda causa mais comum de perda dos cabelos, ficando atrás apenas da calvície masculina (Alopecia Androgenética). Sua principal característica é o aumento significativos na quantidade de fios perdidos todos os dias.


O Efúvio Telógeno é mais comum nas mulheres mas também pode afetar os homens.

EFLÚVIO TELÓGENO

“EM TODO LUGAR QUE EU VOU, DEIXO UM POUQUINHO DE MIM”

As histórias mais contadas por quem está sofrendo com o Eflúvio Telógeno são:


 - Dra, vejo muitos fios de cabelos no chão, travesseiro, escova de cabelos e nas minhas roupas;


 - Dra, quando lavo os cabelos solto um bolo de fios que quase fecham o ralo;


 - Dra, meu cabelo está caindo tanto que até trouxe aqui pra você acreditar e ver a quantidade!


O paciente tem a sensação de que por todo lugar que passa, deixa um pouco dos seus cabelos! 

Por conta do ciclo capilar normal, alguns fios sempre estarão encerrando seu ciclo de vida e portanto uma queda capilar diária é normal.


Uma queda capilar em torno de 100-150 fios diariamente é considerada normal na maioria dos casos. Porém, nos casos de Eflúvio Telógeno, esse número pode chegar a 500 fios perdidos em um único dia.

EXISTE UM NÚMERO NORMAL DE FIOS DE CABELOS PERDIDOS?

SINAIS MAIS COMUNS

A principal queixa de quem sofre com o Eflúvio Telógeno é a queda de cabelo.


Com esse aumento da queda, os pacientes experimentam uma diminuição global da cobertura do seu couro cabeludo, mas sem áreas totalmente calvas.
 

Uma região que pode parecer sofrer mais com esse problema é a área temporal: por ser uma região do couro cabeludo que naturalmente já possui menos fios, as áreas das “entradas”podem parecer ainda mais ralas, com poucos fios e estes bastante finos e curtos, além de mostrar mais do couro cabeludo.

QUAIS AGRESSÕES SÃO CAPAZES DE PRODUZIR UM EFLÚVIO TELÓGENO?

Toda situação que cause um estresse físico ou mental significativo pode causar um episódio de Eflúvio Telógeno agudo. Alguns medicamentos também podem causar a queda, além de situações nutricionais e quadro febris.


Em resumo, podemos citar:


- Pós cirurgias, em especial as cirurgias bariátricas e as com anestesia geral;

- Após infecções virais agudas com quadro de febre;
- Início ou parada de anticoncepcionais;
- Diversos medicamentos de uso contínuo como alguns para diabetes, depressão e ansiedade, tratamentos com hormônios, imunomoduladores, entre outros;
- Pós parto; 
- Situações de estresse emocional importante como divórcios, troca ou perda de emprego, doenças graves em familiares, etc;
- Dietas restritivas específicas (veganos e vegetarianos por exemplo);
- Entre outras diversas causas.

O QUE CAUSA O EFLÚVIO TELÓGENO? 

O termo “telógeno” se refere a uma fase do ciclo capilar normal. O crescimento  capilar ocorre em ciclos e possui 3 fases definidas:


- Fase Anágena: é nesta fase que o fio cresce, pigmenta e engrossa. É a fase de maior atividade dos folículos capilares (nossa “fábrica” de fios de cabelo). O tempo de duração desta fase de crescimento é determinado geneticamente e define o comprimento máximo que os fios conseguem atingir. A duração média varia de 3-6 anos.


- Fase Catágena: corresponde à fase de transição entre o período de crescimento capilar (fase anágena) e a fase de queda dos fios (fase telógena). Neste momento, todas as estruturas ao redor dos folículos estão se preparando para liberar este fio antigo e receber novamente um novo fio. Tem duração média de 2-3 semanas.


- Fase Telógena: corresponde à ;fase de queda natural do fio de cabelo. Tem a duração de média de 3 meses, ou seja, desde o momento que o fio entra nesta fase até que ele realmente caia, teremos um intervalo de 3 meses. E é aqui que se explicam as causas do Eflúvio Telógeno.


Quando os fios sofrem algum tipo de agressão, eles saem da fase de crescimento e entram imediatamente na fase telógena. A partir daí, esses fios cairão após três meses da data da agressão – tempo de duração da fase telógena.

Esse mecanismo explica o Eflúvio Telógeno Agudo, quando muitos fios caem ao mesmo tempo em torno de 3 meses após uma agressão ou situação de estresse.


O Eflúvio Telógeno crônico é caracterizado quando temos episódios repetidos de queda capilar cíclica com duração superior a 6 meses e sem uma causa específica definida.

QUEDA DE CABELO ACENTUADA? PROCURE AJUDA MÉDICA

A queda de cabelo é um sinal de alerta de que algo não está bem.
 

O tratamento nunca deve basear-se apenas na queixa de queda capilar. A queda de cabelo é um sinal, e o médico especialista deve buscar a CAUSA desta queda.


O tratamento efetivo só acontecerá se for descoberta a razão da queda dos fios. Do contrário, será como encher uma piscina com o ralo aberto.

Você percebeu que seus cabelos já não são mais os mesmos?

Agende uma visita! Não espere o agravamento do seu quadro,

Lembre-se: TEMPO É CABELO!
 

Será um prazer lhe receber e lhe acompanhar nessa jornada. Vamos juntos devolver seus cabelos e sua auto-estima. 


Nunca será  “só” sobre cabelos. É sobre auto-estima, amor próprio e felicidade.

 

Ficou com alguma dúvida? Fale comigo clicando aqui, será um prazer lhe responder.


Um abraço com carinho; Dra Elô Donnabella.

bottom of page