A Alopecia Frontal Fibrosante, como o nome já sugere, é uma queda de cabelo que acontece na região da fronte (testa) deixando a linha de início dos cabelos cada vez mais pra trás.
O termo fibrosante evidencia o mecanismo de perda capilar: ocorre uma fibrose dos folículos capilares – fábrica dos fios de cabelo – que serão destruídos de forma irreversível.
Esse mecanismo de fibrose dos folículos capilares faz com que a Alopecia Frontal Fibrosante faça parte do grupo das Alopecias Cicatricias – quando a lesão causada no folículo piloso transforma as estruturas saudáveis em uma cicatriz.
ALOPECIA FRONTAL FIBROSANTE
UMA URGÊNCIA CAPILAR
A Alopecia Frontal Fibrosante tem um caráter crônico e progressivo. Ou seja, sem o diagnóstico e tratamento adequados a doença vai evoluir e a perda capilar será mais severa.
Infelizmente, as áreas atingidas pela doença e que já estão sem cabelos não poderão ser recuperadas com o tratamento clínico. Em alguns casos, o transplante capilar pode ser uma opção.
A ALOPECIA FRONTAL FIBROSANTE TEM TRATAMENTO?
Apesar de severa e de progressão rápida, a Alopecia Frontal Fibrosante tem sim tratamento. O objetivo principal é evitar a progressão da doença, preservando os fios ainda existentes.
As opções de tratamento deste tipo de alopecia incluem medicações de comprimido e de uso local no couro cabeludo para uso em casa.
No consultório, realizo aplicações de medicamentos injetáveis para controle e regressão da doença. Além disso, sessões de MMP Capilar e LEDterapia complementam o tratamento.
QUEM PODE TER ALOPECIA FRONTAL FIBROSANTE?
Atinge mais comumente mulheres entre 40-50 anos e na pós menopausa, embora também possa ocorrer em homens e mulheres jovens.
QUANDO DEVEMOS SUSPEITAR DE ALOPECIA FRONTAL FIBROSANTE?
- Desaparecimento dos cabelos na linha frontal / região da testa
- Desaparecimento dos pelos das sobrancelhas
- Aparecimento de pequenas “bolinhas” na face, as pápulas faciais
- Pele com aspecto muito liso na região alta da testa e laterais do rosto, brilhante e com as veias mais evidentes
- Ardência, dor e vermelhidão no couro cabeludo
ALOPECIA FRONTAL FIBROSANTE: O TRATAMENTO PRECOCE É FUNDAMENTAL
Se você desconfia que possa ter Alopecia Frontal Fibrosante procure atendimento médico imediatamente. O tratamento precoce é fundamental para impedir a perda total e irreversível dos fios de cabelo.
Você percebeu que seus cabelos já não são mais os mesmos?
Agende uma visita! Não espere o agravamento do seu quadro,
Lembre-se: TEMPO É CABELO!
Será um prazer lhe receber e lhe acompanhar nessa jornada. Vamos juntos devolver seus cabelos e sua auto-estima.
Nunca será “só” sobre cabelos. É sobre auto-estima, amor próprio e felicidade.
Ficou com alguma dúvida? Fale comigo clicando aqui, será um prazer lhe responder.
Um abraço com carinho; Dra Elô Donnabella.